terça-feira, 30 de novembro de 2010

Trois mois

Começo o post citando Coco Chanel: "Eu já não sou o que era: devo ser o que me tornei". Hoje faz 3 meses que estou na França e parece muito mais, deve ser por que vivemos tudo com muita intensidade, deve ser por que eu sou intensa: fazer uma janta para amigos torna-se um evento, ir a lavanderia, banco, mercado, lojas, coisas cotidianas que viram aulas de francês involuntárias, tudo vira mais, um beijo, um olhar, um abraço, um rebolado... Todos os dias tem uma surpresa, desde quando chegamos no aeroporto e descobrimos que não havia mais ninguém nos esperando até a primeira neve que teve semana passada, neve a qual fez com que saíssemos pelas ruas fazendo guerra de bola de neve depois da festa.
Se adaptar ao horário, as aulas (pela língua, pelo distribuição das aulas), a distância, se adaptar a um mundo que não é totalmente real e com tempo para terminar. Conhecer e se conhecer, se surpreender com pessoas, andar na rua e não saber mais qual a língua que deve ser dita, viver em uma cidade e saber que se encontrar alguém na rua se sabe exatamente de onde a conhece: da faculdade (de uma ou da outra), saber que alguns amigos que fiz talvez eu nunca mais os veja, saber que algumas coisas serão totalmentes diferentes. É um clichê dizer isso, mas é a pura verdade, o tempo passa muito depressa quando estamos vivendo algo diferente...(desculpa, mas preciso usar das palavras de outra pessoa novamente): "o tempo é relativo" bem sabia Einstein, e, 3 meses aqui quer dizer 2 meses para eu voltar. Sei que dezembro vai passar muito rápido e logo será janeiro e minhas últimas aulas e dias por aqui. Cada vez mais vejo que aqui, ai, ou qualquer parte do mundo o importante é viver o dia, mas não é viver sem pensar no amanhã (não sou imprudente e talvez nunca serei), é viver pensando que o tempo voa, viver pensando que no outro dia tem mais e será totalmente diferente e isso é que faz feliz, te faz melhor...Fiz muita coisa aqui, todas que minha cabeça, coração e bolso permitiram, não faria nada diferente... e estou certa que esses 2 meses serão do mesmo jeito: intenso, diferente, surpreendente e principalmente, serão vividos como todos os outros que terei do dia de hoje para frente, e quando eu estiver ai de volta e estiver triste por algo, vou lembrar dos dias daqui e vou levantar a cabeça e chutar para frente, porque eu vim foi para fazer meu futuro diferente, de um jeito ou de outro.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

quanto menos esperamos...

mais nos surpreendemos..
Nesse último final de semana fui para Bélgica com o pessoal da faculdade, conheci Bruges; uma cidade linda, cheia de charme, bem aquelas de filme, mesmo chuvendo quase todo o tempo valeu todas as vezes que abri o guarda-chuva...

Depois de Bruges, fomos para Bruxelas. Eu não esperava que fosse tão bonita,mas é, além do cheiro da cidade ser maravilhoso, não é só cheiro de chocolate belga, os dos waffes também, o cheiro se espalha pelo ar, ainda, Bruxelas tem cheiro de cultura pura; as ruas são uma galeria de arte a céu aberto, para completar, as árvores mostravam que logo vai esfriar mais, e mais quer dizer menos. Menos como o -1 que já fez na França.

Depois de um final de semana em que ri muito como Bruno e Giuliano, cheio de surpresas e descobertas de mim mesma (sim, alguns segredinhos guardados), veio algo que nunca fiz antes: apresentação na faculdade em inglês, mesmo estando na França, as aulas são em inglês (bom lembrar isso). E vou contar para vocês, tremi a perninha e tive que respirar fundo para não fazer muito feio hehehe. Bem, termino o post, como começei: quanto menos esperamos, mais nos surpreendemos. E isso vale para tudo e eu, ah eu adoro ser surpreendida!!!!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

mar, viagem, dois meses...


Semana passada, foi feriado aqui também, porém, dia 1 de novembro: todos os santos (e não 2 de novembro como no Brasil) fomos para o Monte St. Michel, St. Malo e Normandia. Ver o mar é sempre renovador. Caramba, como pode? que energia que tem a água salgada, a areia (mesmo com textura diferente), o cheiro... isso me renova, foi uma viagem inesquecível. Dirigimos por estradinhas que pareciam cenas de filme, vimos paisagens e folhas caindo que viraram momentos mágicos. Em St.Malo vimos um pôr-do-sol lindo, aquele céu laranja com o mar ajudando... bah, é impagável! Da viagem ainda tenho para contar que o quarto do hotel teve vinho, damasco, pistache e violão, jogo da regra e 4 brasileiros que se tornam cada vez mais amigos...Da "rotina" tive bastante aula essa semana e amanhã: aula novamente, tudo bem, para quem só se livrou um semestre de aula ao sábado na UFRGS, dois sábados será coisa pouca, eu até estava sentindo falta da correria, para completar a diferença de horário daqui e do Brasil diminuiu: 3 horas só! isso facilita e atrapalhada. Mas já vou me ajeitar a isso também. As aulas estão super boas (tirando alguns estudantes franceses que se comportam como se estivessem na escola primária), aprendendo bastante,quebrando a cabeça algumas vezes, mas foi para isso que vim, não? ainda por cima, reiniciei meu TCC e com força total, tenho muito para ler e aprender, mas adoro isso!!!
Dois meses aqui, falam que o tempo passa rápido e que temos que aproveitar: estamos sabendo aproveitar, cada um do seu jeito, com todas particularidades e loucuras, com essa mistura de novo com saudade, de curiosadade e de medo, com cheiro de vinho e champagne, sabor de lentilha e crème brûlèe... é, o quarteto fantástico tem aproveitado bem!