sábado, 25 de setembro de 2010

comunicação... eu tento!

Se comunicar até não é difícil. Mímicas, imagens, objetos, palavras soltas ou não, ajudam na comunicação, arrumar um jeito de ser entendida. O problema mesmo é se comunicar do jeito certo.
Hoje fui ao cabeleireiro aqui na França. Sim, a louca aqui, foi fazer luzes sem nem saber como se falava: "quero fazer luzes, claras, que não fique tom laranja, e tem que ser fina" hehehe, sim, porque era exatamente isso que eu esperava que ela entendesse quanto eu começei a "me comunicar". Com a sorte maior que o juízo meu cabelo ficou exatamente do jeito que eu queria. Saber como é o procedimento já ajudou (anos fazendo no Brasil, já serviram, rsrsrsrs), aliás essa foi "a semana". Na segunda, dia do meu aniversário, quebrei meu dente embaixo da Torre Eiffel(tudo bem, não foi em qualquer lugar, como disse uma amiga, "foi em lugar chique"), mas quebrou do mesmo jeito e lá fui eu para o dentista tentar me comunicar (mais uma vez saber o procedimento me ajudou), ao menos pude dizer "merci beaucoup" e "très bien" como forma de agradecimento. Mas nem tudo sai bem nessa minha comunicação, e o pior da história é que não foi nada de francês, inglês ou qualquer outra língua, não consegui me comunicar do jeito certo na linguagem do coração mesmo e usando as palavras em português (que eu pensava saber "falar"). Quando quase todas perguntas foram feitas e respondidas, quando se nota que a forma de comunicação não foi a certa e que não adianta usar mímica, imagens ou sons, de que não adianta querer voltar e mudar, quando se nota que o melhor é ficar quieta do que se comunicar... eu noto também que muitas vezes a comunicação que tentamos expor não é recebida do jeito que queremos. Tem sido muito mais fácil entregar meus cabelos (mesmo com medo de ficar careca)e sentar na cadeira do dentista (sem ter certeza que daria certo) do que quando acho que estou verdadeiramente "falando"... se comunicar é fácil, difícil é agir do jeito certo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pindurique a vontade... é sempre ótimo ter você por aqui...beijinhos